Dúvidas Frequentes

O conteúdo abaixo tem o objetivo de responder aos principais questionamentos sobre a atuação da Ponto de Partida, nossos produtos, forma de utilização e muito mais. Caso possua dúvida sobre algo, verifique abaixo que a questão está respondida.

Se você não encontrar sua resposta aqui, busque nos canais de atendimento que nossa equipe terá o maior prazer em conversar com você.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGEM?

As operadoras elaboram roteiros e negociam com fornecedores para criar os pacotes de viagem que, por sua vez, são revendidos pelas agências. Em outras palavras operadora é ATACADO e agência VAREJO. A Ponto de Partida é um misto das duas, já que opera e vende seus próprios pacotes.

 

ONDE ADQUIRO O MEU PACOTE DE VIAGENS COM A PONTO DE PARTIDA?

Você pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento: (48) 98828-6008 ou através do nosso site: www.pontodepartida.tur.br .

 

O GUIA DE TURISMO ACOMPANHA O GRUPO DESDE O BRASIL?

Sim, temos guia de turismo durante toda a viagem.

 

QUAIS OS TIPOS DE APARTAMENTOS INCLUSOS NOS PACOTES? POSSO OPTAR EM FICAR EM UM QUARTO SOZINHO(A)?

Temos incluso nos pacotes o quarto duplo, mas você pode optar em ficar no apartamento individual (single), pagando um adicional.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DÓLAR TURISMO E COMERCIAL?

Muitos se assustam ao descobrir que o dólar divulgado nos jornais não é o mesmo usado pelo setor turístico, que trabalha com um valor, em média, 10 centavos mais caro. Isso acontece porque o dólar comercial (da TV) é usado em transações de importação e exportação, enquanto que o turismo (das operadoras) é usado para pagar os serviços do segmento no exterior e comprar moeda estrangeira.

 

O QUE É CÂMBIO REFERENCIAL?

Como recebemos em REAL (R$) dos passageiros e pagamos em DÓLAR (U$) os fornecedores, inclusive os europeus, fixamos o valor dos nossos pacotes em dinheiro estrangeiro para evitar prejuízos motivados pela flutuação do câmbio. Por isso criamos o CÂMBIO REFERENCIAL, que funciona como um parâmetro entre as duas moedas. Assim conseguimos calcular as prestações e emitir os boletos para os passageiros até que os serviços contratados pela Ponto de Partida sejam pagos. Isto ocorre, em média, 30 dias antes do embarque dos grupos. Caso o DÓLAR TURISMO esteja 11 centavos mais caro ou barato que o REFERENCIAL neste dia, cobraremos ou devolveremos a diferença conforme contrato.

 

O QUE É CHECK-IN?

É o procedimento realizado pelas companhias aéreas antes do embarque para identificar passageiros, marcar assentos e enviar as bagagens ao destino final. 

 

O QUE É CHECK-OUT?

É o termo utilizado pela rede hoteleira para identificar a saída dos hóspedes.

 

O QUE É BAGAGEM FATURADA?

É a bagagem despachada no CHECK-IN. A maioria das companhias aéreas permitem uma bagagem de 23kg nos voos internacionais e nenhuma nos nacionais. Caso haja excesso de peso, o valor correspondente será cobrado do viajante.

 

O QUE É BAGAGEM DE MÃO?

É a bagagem que acompanha o passageiro dentro do avião: bolsas, mochilas e malas de, no máximo, 10kg ou que caiba no compartimento interno da aeronave. Bolsas femininas e sacolas plásticas não são consideradas bagagens de mão. 

 

O QUE DEVO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO?

Um CASACO para enfrentar o ar condicionado do avião; uma MUDA DE ROUPA, incluindo as íntimas, no caso da bagagem principal ser extraviada; EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS como máquina fotográfica, filmadora, tablet e laptop; LEITURA DE BORDO; material de HIGIENE PESSOAL e REMÉDIOS. Frascos que contenham substâncias líquidas como shampoo e perfume, entre outros, devem ser de, no máximo, 100ml.

 

QUE DOCUMENTOS DEVO LEVAR EM UMA VIAGEM DA PONTO DE PARTIDA?

Os documentos mais importantes são o PASSAPORTE com, no mínimo, 6 meses de validade a partir da data de embarque, as PASSAGENS AÉREAS e os CARTÕES do SEGURO VIAGEM e de CRÉDITO INTERNACIONAL (para emergências).

 

QUANTO DEVO LEVAR EM DINHEIRO?

Como os nossos pacotes incluem gorjeta, todas as entradas e a maioria das refeições, sugerimos a quantia de €60,00 (Europa) e U$60,00 (Oriente Médio e Américas) diários para a compra de bebidas e lembranças. O dinheiro para os passeios opcionais e as compras maiores deverá ser levado separado.

 

DEVO TIRAR MINHAS PRÓPRIAS FOTOS?

COM CERTEZA! Você vivenciará momentos incríveis, que nem sempre serão capturados pelo guia da Ponto de Partida para postar no Álbum da viagem. Também sugerimos um cartão de memória extra no caso do primeiro encher.

 

POR QUE É DIFÍCIL MARCAR ASSENTO NAS VIAGENS?

Como trabalhamos com grupos, precisamos reservar um número X de poltronas nos voos que pretendemos utilizar para pagá-las, em média, de 90 a 30 dias antes do embarque. Infelizmente, a maioria das cias aéreas só permite a marcação de assentos para os passageiros dessa categoria 24 horas antes do CHECK-IN.

 

POR QUE OS PACOTES DA PONTO DE PARTIDA POSSUEM SEGURO VIAGEM?

Quando viajamos conhecemos culturas, climas e temperos, entre outras particularidades, que não estamos acostumados. Algumas vezes, nosso organismo pode reagir negativamente e o valor de uma consulta no exterior pode chegar facilmente aos €200,00 ou U$200,00. Soma-se a isso a eventualidade de ter bagagens danificadas ou extraviadas, entre outros. Para garantir que nossos clientes sejam devidamente compensados e tenham uma viagem tranquila, mesmo em casos de adversidade, os pacotes de viagem da Ponto de Partida possuem Seguro Viagem para cobrir essas e outras eventualidades.

 

DEVO LEVAR MEUS PRÓPRIOS REMÉDIOS?

Aconselhamos os passageiros a levarem seus remédios de uso rotineiro como colírios, xaropes, comprimidos para pressão, estômago e dor de cabeça, entre outros, em quantidade acima do normal, já que eles podem não existir no destino. O SEGURO VIAGEM cobrirá despesas médicas emergenciais.